segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Neurocientista dá 5 dicas para um noite de sono bem dormida

Responsável por um laboratório de sono na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o neurocientista britânico Matthew Walker avalia que uma boa noite de sono - entre oito e nove horas - é essencial para prevenir doenças, acidentes, problemas mentais e fadiga. À BBC, o pesquisador deu cinco dicas para que as pessoas consigam ter um noite boa, longa e profunda de sono.

Confira:

1. Horários regulares

Procurar dormir e acordar sempre no mesmo horário e evitar dormir tarde aos finais de semana, tentando recuperar o "tempo perdido" na balada por um domingo de cama. "Infelizmente, o cérebro não tem a capacidade de recuperar o sono perdido", explica.

2. Temperatura do quarto

É aconselhável que se durma em temperatura fria no quarto, entre 18 e 18,5º. Motivo: o corpo e o cérebro costumam reduzir a temperatura média em 1 grau.

3. Dormir no escuro

Segundo o cientista é recomendável, inclusive, a diminuição das luzes nos momentos que antecedem o sono. Evite televisores e celulares ligados.

4. Não ficar acordado na cama

"Se você acordou e não consegue dormir por 15 a 20 minutos, levante-se. Vá para outro quarto, mantenha o local à meia-luz e leia um livro", aconselha o neurocientista na eventualidade de você ficar acordado na cama, virando-se de um lado a outro.

5. Limite ao álcool e à cafeína

O ideal é que a pessoa não beba álcool durante a noite e não tome cafeína após o meio-dia. Mesmo para aqueles que, no caso da cafeína, alegam conseguir ter uma boa noite de sono, o pesquisador lembra: "Embora você consiga dormir, esse sonho não será tão profundo enquanto a cafeína estiver circulando no cérebro".

Site de Pesquisa: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/

E-Mail de Contato: adilson.lemes@uol.com.br

Facebook: www.facebook.com/apiacawebradio

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...