sábado, 13 de agosto de 2016

Fatos sobre a depressão que talvez você não conheça

A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais comuns, mas também uma das mais incompreendidas. Veja o que a ciência já descobriu sobre esta condição.

A depressão é uma doença mental que se caracteriza por tristeza profunda ou prolongada, perda de interesse por atividades habitualmente sentidas como agradáveis e perda de energia e/ou cansaço fácil.

Ter sentimentos depressivos é comum, sobretudo quando se está perante uma situação negativa. Porém, tais sentimentos jamais devem ser ignorados, nem tão pouco desvalorizados. Afinal uma em cada quatro pessoas em todo o mundo sofre, sofreu ou vai sofrer de depressão.

A ciência tem centrado as atenções nesta condição mental – cada vez mais comum – e são várias as investigações, análises e revisões científicas feitas sobre a doença que não escolhe idades, gêneros, condições sociais nem tão pouco momentos. O Huffington Post recolheu as mais marcantes e revela, numa lista, os fatos sobre a depressão que talvez nem todas as pessoas conhecem. Eis alguns:

1 – A depressão pode ser genética, como indica um estudo publicado este mês na Nature Genetics.

2 – A depressão é (também) uma doença física, dando origem a vários sintomas ‘palpáveis’, como dores de cabeça, falta de apetite, fraqueza.

3 – A ciência continua à procura de novos tratamentos, sendo que a ingestão de medicamentos antidepressivos e a inclusão em atividades do agrado são duas das técnicas atualmente usadas.

4 – A depressão é comum, existindo cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo.

5 – A depressão pode afetar muito o trabalho da pessoa, reduzindo a produtividade e a dinâmica. E, em alguns casos, é mesmo a causa desta condição.

6 – Muitas pessoas tentam não revelar que estão com uma depressão, muito por culpa do estigma que ainda existe em torno desta condição mental, como indicou um estudo de 2015.

Fonte de Pesquisa: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/

E-Mail de Contato: adilson-lemes@ig.com.br

Facebook: www.facebook.com/adilsonluizlemes Ganhe Direto

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...