sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

E se o chocolate for a cura para a tosse que já tem há dias?

Se, antigamente, limão e mel faziam o xarope perfeito para combater a tosse, os especialistas revelam agora outro bem natural… e doce!

E se o chocolate fosse a melhor forma natural de curar a tosse? A questão foi colocada pelo professor Alyn Morice, que não tardou em responder… afirmativamente.

Para o docente da Universidade de Hull, o chocolate tem o ‘poder’ de acalmar a tosse e pode mesmo substituir as antigas receitas caseiras que incluíam limão, mel, cenoura e açúcar mascavo. A descoberta chegou depois de ter sido realizado um dos maiores estudos europeus acerca do assunto, diz o Daily Mail.

Segundo a investigação, todo o alimento ou até mesmo medicamento que contenha cacau é melhor do que os remédios tradicionalmente receitados para tratar da tosse. Afinal, diz Morice, um medicamento à base de cacau consegue abrandar a tosse (ou até mesmo pará-la) em apenas dois dias.

Este não é, porém, a primeira vez que o chocolate é associado à redução dos sintomas de tosse. Uma equipa de investigadores do Imperial College, em Londres, já tinha descoberto que a teobromina, um alcaloide do cacau, é melhor a suprimir a vontade de tossir de que a codeína - um ingrediente usado em medicamentos para a tosse.

Fonte de Pesquisa: http://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/

Facebook: www.facebook.com/adilsonluizlemes

domingo, 3 de janeiro de 2016

É possível manter a alimentação das crianças saudável durante as férias

Nutricionista do programa Meu Prato Saudável alerta sobre cuidados com excessos de doces, refrigerantes e guloseimas.

Durante as férias de Janeiro, os horários das refeições das crianças costumam ser alterados para dar espaço à diversão. Mas mesmo com a programação mais flexível e sem hora marcada, o cuidado com a alimentação não pode falhar. Afinal, as crianças precisam de muita energia para brincar e aproveitar as férias escolares.

De acordo com o portal do governo de São Paulo, a nutricionista Lara Natacci, do Programa Meu Prato Saudável, afirma que é importante manter os horários para as refeições e lanches das crianças. A alimentação deve ter um bom fracionamento, como, por exemplo, três refeições principais e dois a três pequenos lanches intermediários, para não comprometer o metabolismo e garantir uma digestão adequada.

Cuidado com os excessos de doces, refrigerantes e guloseimas. Esses alimentos podem ser consumidos, desde que com moderação e sem substituir os que são ricos em nutrientes. Outra dica importante é o incentivo de atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico. Veja outras dicas para manter uma alimentação saudável durante as férias:

- Mantenha o consumo de alimentos saudáveis;

- Mantenha horários para refeições e lanches;

- Incentive atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico;

- Controle o consumo de alimentos na frente da televisão ou do computador;

- Evite o excesso de doces, refrigerantes e guloseimas;

- Mantenha uma boa oferta de líquidos para a criança;

- Evite usar sobremesas e doces como uma compensação por ter comido direito;

- Envolva a criança no planejamento, compra e preparo dos alimentos;

- Sente à mesa junto com a criança e coma com ela a mesma comida.

Fonte de Pesquisa: http://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/

Facebook: www.facebook.com/adilsonluizlemes

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...