sexta-feira, 20 de maio de 2016

Está sem energia? Veja 8 possíveis razões

Costuma dizer que ‘cansado’ é o seu sobrenome? Descubra possíveis motivos para tanto cansaço.

Acorda de manhã já cansado? Chega ao trabalho cansado, passa o dia cansado e chega a casa exausto? E isto repete-se ao longo da semana? Isso pode ser um problema.

A falta de energia é uma consequência da fadiga do dia-a-dia, mas esta não é a única razão. Existem vários motivos pelas quais continua a sentir cansaço constante que vão muito além das tarefas que tem por concluir no trabalho.

A 1) ingestão constante de açúcar ou de alimentos processados é uma das principais causas de fadiga, uma vez que estes nada mais fazem do que oferecer um pico (breve) de energia, deixando o corpo nas ‘reservas mínimas’ momentos depois.

Diz um estudo da Universidade de Georgia que a fadiga diária pode ainda ser causada pela 2) falta de exercício físico. Sim, se pensa que exercitar-se vai cansá-lo, está redondamente enganado: o sedentarismo aumenta em 20% a sensação constante de cansaço.

Segundo o livro Dr. Fischer’s Little Book of Big Medical Emergencies, do médico Stuart Fischer,3) beber café também pode reduzir os níveis de energia. Por estranho que pareça, o consumo constante de cafeína interfere com alguns hormônios, podendo colocar em causa a qualidade do sono.

Embora os lanches sejam um boa forma de assegurar uma alimentação variada e regular, a escolha pode deixar muito a desejar. 4) alimentos ricos em carboidratos simples além de não saciarem podem mesmo aumentar os níveis de fome, o que faz com que a pessoa coma mais e pior e, por isso, se sinta com menos energia (mais uma vez, à boleia do baixo índice glicêmico dos alimentos ingeridos).

A 5) falta de magnésio é um outro motivo pelo qual se sente cansado regularmente. No caso das mulheres, pode-se ainda culpar o grande fluxo menstrual (e as consequentes dores).

De acordo com o site Lifescript, num artigo recuperado pela Fox News, 6) a menstruação pode ser um dos principais motivos para que as mulheres se sintam cansadas, seja durante o período menstrual ou nos momentos que antecedem e sucedem esta fase do mês.

Como não poderia deixar de ser, a 7) falta de descanso à noite é um dos principais motivos para a falta de energia. Quando uma pessoa não dorme as horas suficientes, o dia seguinte pode mesmo ser um martírio e as consequências para a saúde vão muito além do cansaço.

Por fim, mas não menos importante, está o estresse, seja profissional, ocasional, pessoal ou emocional. 8) O estresse aumenta a ansiedade e o nervosismo, duas condições que conseguem retirar toda e qualquer energia a qualquer hora do dia. Além disso, ele condiciona o sono que, por sua vez, leva a hábitos alimentares menos saudáveis e a comportamentos mais sedentários.

Fonte de Pesquisa: http://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/

E-Mail de Contato: adilson.lemes@uol.com.br

Facebook: www.facebook.com/adilsonluizlemes

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...