sexta-feira, 27 de junho de 2014

Técnicas de Entrevistas

1. Preparo psicológico

Toda pessoa que vai enfrentar uma entrevista sente-se, normalmente, ansiosa e insegura. Isto é normal, por ser uma situação em que não se tem condições de prever os acontecimentos e as conseqüências e, de qualquer forma, para quem procura emprego, é um acontecimento importante. Por isso, é normal um certo nervosismo. Porém, precisa fazer algo que amenize seu estado de espírito. Darei conselhos ligeiros, que você pode pôr em prática, sem a ajuda de terceiros:

a) Considere e procure conscientizar-se de que a pessoa que vai entrevistá-lo não é uma fera, que pretende destruí-lo; é uma pessoa comum, como você mesmo, embora esteja tecnicamente preparada para exercer as atividades de Selecionador de Pessoal. A diferença máxima entre você e essa pessoa é que você é o entrevistado e ele, o entrevistador. O entrevistador não é uma pessoa que quer eliminá-lo dos possíveis vencedores; ele quer apenas avaliar o seu potencial. Portanto, o primeiro passo para ser o vencedor é conscientizar-se e infundir no seu íntimo que a situação não é tão trágica e, sim, uma situação comum e você, com suas qualificações profissionais, poderá vencer.

b) Nas vésperas de entrevistas, procure acalmar-se; não fique planejando atitudes. Descontraia-se, vá ao cinema, ao teatro; dê um passeio a pé ou simplesmente vá visitar amigos e converse apenas sobre outros assuntos. Não fique pensando o dia todo na entrevista de amanhã.

c) Não tome bebidas alcoólicas. Procure não fumar muito; não tome muito café.

d) Deite-se mais cedo e procure dormir logo, através de métodos de descontração. Não tome remédios para dormir, a menos que você esteja sob uso destes por receita médica.

Uma maneira fácil de se descontrair, e que pode ser aprendida rapidamente e aplicada de imediato é a seguinte: Deite-se de costas, o mais confortavelmente instalado possível. Apague a luz e, de olhos fechados, procure afastar todas as preocupações, de hoje e de amanhã, pensando em coisas boas. Procure a fantasia. Como criar um momento de fantasia? Pense num lugar, onde você gostaria de ir, ou num acontecimento agradável, que não esteja relacionado nem com trabalho, nem com dinheiro, nem com saúde. Crie sua fantasia como um momento agradável e suave. Exemplos: um momento romântico, no campo; um passeio ao ar livre com a família. Veja-se, nestas situações: à beira do mar, ouvindo as ondas; deitado na relva, ouvindo chilrear de pássaros, etc. Você pode inventar mil situações agradáveis, mas, especialmente nesse momento, essas situações devem ser suaves, sem emoções violentas. O importante é que você não leve para cama preocupações nem pensamentos que o deixem agitado, e durma bem na noite que antecede a entrevista.

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...