domingo, 10 de agosto de 2014

Quais os benefícios do mamão?

Esta é uma fruta muito conhecida principalmente por seus benefícios para o intestino, devido às fibras e enzimas que contém, que facilitam a digestão e evitam a prisão de ventre.

Entretanto, devido ao seu alto conteúdo de nutrientes, tem também muitas outras propriedades benéficas para nossa saúde, que o transformam num alimento funcional.

Conheça agora quais os benefícios do mamão

Dentre suas inúmeras propriedades, podemos destacar as seguintes:

- Grandes quantidades de sais minerais (cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio);

- Vitaminas A, C e algumas do complexo B, micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo;

- Betacaroteno, que auxilia no combate aos radicais livres, prevenindo vários tipos de doenças;

- Fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol quando associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios;

- Papaína, enzima que auxilia na digestão dos alimentos e na absorção de nutrientes.

- O mamão também tem propriedades laxativas e calmantes, sendo indicado para pessoas com estômago frágil ou que estejam seguindo um programa de emagrecimento.

- Alivio dos sintomas da sinusite. Um estudo alemão mostrou que o mamão possui uma enzima chamada bromelina que ajuda reduzir o muco e a inflamação.

- Melhora da saúde óssea. Contém ácido fólico, que ajuda a prevenir fratura de ossos e osteoporose.

- Combate de doenças da vesícula biliar nas mulheres. O mamão tem duas vezes mais vitamina C que a laranja. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, as mulheres possuem níveis mais baixos de vitamina C e por isso são mais propensas a ter problemas de vesícula.

- Prevenção de doenças cardíacas. Rico em antioxidantes, nutrientes que previnem a oxidação do colesterol, evita, assim, que se formem placas nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode causar ataques de coração e derrames.

- Melhora da pele. O consumo frequente do mamão pode proporcionar uma pele de pêssego, desde que associado a uma alimentação saudável e à ingestão de bastante água. Esperamos que tenha gostado deste artigo sobre quais os benefícios do mamão.

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...