sábado, 25 de julho de 2015

Alerta: Massagem pode agravar quadro de dor nas costas

Alguns métodos alternativos de cura podem representar verdadeiros perigos para o corpo. A massagem, por exemplo, que é destinada ao relaxamento muscular, não é recomendada para o tratamento de patologias de coluna. O risco está nos profissionais que não possuem conhecimento específico sobre a anatomia e fisiologia, e tentam aplicar técnicas para promover alívio.

“Nessas situações, o paciente pode acabar com uma dor ainda mais forte, agravando o quadro. O importante é buscar ajuda de um profissional da saúde habilitado a fazer o diagnóstico preciso, para um tratamento adequado”, revela o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto (SP).Além disso, o especialista adverte que em gestantes e idosos essa técnica pode causar consequências muito graves. “Muitos idosos são portadores de outras patologias ou deficiências como, por exemplo, a osteoporose, que deixa os ossos do corpo mais fracos. Nesses casos, dependendo da técnica de massagem, o profissional pode gerar fraturas no paciente”, diz.

Muitas pessoas acreditam na crença de que é necessário “colocar a coluna no lugar”. O profissional avisa que essa expressão não existe. “Muitos pacientes me procuram relatando que estavam com dores nas costas e procuraram ajuda de um massagista ou terapeuta que ‘tentou’ colocar a coluna no lugar e aumentou mais o desconforto. Os famosos estalos na coluna, que promovem alívio, não tem nada a ver com coluna no lugar e devem ser feitos apenas por profissionais habilitados que conheçam as técnicas de mobilização e manipulação articular”, reforça.

Segundo o fisioterapeuta, é preciso também evitar a massagem nas crianças, que apenas necessitam de movimento para desenvolver e fortalecer o corpo. “Nos casos de traumas, dores ou desvios posturais, deve-se buscar ajuda de um especialista capacitado, com boa formação ao primeiro sinal de desconforto na coluna. Jamais acredite em técnicas milagrosas. Busque se informar sempre sobre o profissional que irá consultar, pois embasamento científico é importantíssimo”, finaliza.

Fonte de Pesquisa: http://www.noticiasaominuto.com.br/nacional/

terça-feira, 21 de julho de 2015

Sete exames que podem lhe salvar a vida

Nunca foi tão importante tratar da sua saúde. E saiba que, detectadas a tempo, várias doenças potencialmente mortais podem ser combatidas com eficácia.

O jornal britânico Daily Mail reuniu sete exames que só demoram alguns minutos para se fazer, mas que podem salvar a sua vida.

1) Identificar câncer do intestino. A perda de sangue nas fezes, embora seja, na maioria das vezes, sintoma de problemas sem gravidade, pode indicar uma inflamação que requer medicação - ou mesmo pólipos, que se podem tornar cancerosos, alerta Dr. Sally Norton ao Daily Mail. É importante fazer um exame simples que implica apenas na recolha de fezes para posterior análise laboratorial. Caso se confirme a presença de sangue, o médico poderá lhe pedir para fazer uma colonoscopia.

2) Identificar câncer do colo do útero. A citologia (ou papanicolau) é uma boa forma de prevenir o câncer do colo do útero, permitindo detectar anormalidades ou lesões que, caso não sejam tratadas, podem dar origem a um câncer. O teste para avaliar a presença do vírus HPV de alto risco permite também prever o desenvolvimento da doença. As mulheres a partir dos 21 anos ou três anos após terem iniciado a sua atividade sexual devem começar a realizar este rastreio.

3) Análise dos níveis de colesterol. Os níveis elevados de colesterol podem acumular-se nas artérias, aumentando o risco de enfarte ou AVC. Como não apresenta sintomas, é preciso fazer análises e medir a pressão regularmente.

4) Controle da pressão arterial. A pressão arterial elevada pode enfraquecer o coração e danificar as paredes das artérias, que pode estimular a existência de problemas cardíacos, AVC e doenças nos rins. Este teste não custa nada para fazer e é muito rápido. Os níveis de uma pressão arterial normal a ter como referência são de um valor igual ou ligeiramente inferior a 130/80. As pessoas com pressão muito baixa devem ser seguidas pelo médico.

5) Identificar câncer de mama. A apalpação, ou autoexame, a mamografia e a ecografia mamária são as melhores formas de garantir um diagnóstico precoce e garantir a sobrevivência.

6) Exames dos olhos. Um exame ocular não revela apenas se você precisa usar óculos, pode ainda detectar sinais precoces de várias doenças, como diabetes e glaucoma, antes que estas se manifestem através de qualquer sintoma perceptível, sublinha o Daily Mail. “Devemos fazer exames nos olhos a cada dois anos – mais cedo se notar qualquer problema”, sugere o Dr. Norton.

7) Exame da pele. Quer se analise sozinho ou vá ao médico, vigiar os seus sinais e analisar se houve algum tipo de crescimento ou alteração na cor ou textura, pode ser a melhor forma de detectar precocemente os sinais de câncer de pele. Geralmente os sinais são inofensivos mas podem desenvolver-se e transformar-se numa forma rara, mas agressiva de câncer de pele, o melanoma, explica o Daily Mail. Os especialistas sugerem o teste do "ABCD": Assimetria, Borda (irregular), Cor (mais do que uma cor ou distribuição desigual da cor) e Diâmetro (maior que 6 milímetros, o equivalente à borracha de um lápis).

Fonte de Pesquisa: http://www.noticiasaominuto.com.br/nacional/

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...