sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Saiba quais são as oito bebidas mais saudáveis

Estas bebidas melhoram o sistema imunológico e o humor.

Não é apenas aquilo que se come que proporciona bem-estar e melhora a saúde. A bebida é igualmente importante e são várias opções existentes.

Algumas delas podem ser ingeridas como substitutas da água, enquanto outras têm a função de complementar a dieta diária, sendo excelentes opções para o café da manhã ou para os snacks que se fazem ao longo do dia. E os benefícios são muitos, diz o site da Fitness Magazine, onde consta a lista das oito bebidas mais saudáveis.

1. Chá verde

Embora seja visto como um dos principais aliados da perda de peso, o chá verde é muito mais do que um impulsionador do emagrecimento. De acordo com o artigo, esta bebida ajuda a reduzir o risco da osteoporose, câncer e cáries, sendo a alta concentração de flavonoides e polifenoles os principais responsáveis pelo carater protetor.

Os antioxidantes presentes neste chá são também protetores a nível cardiovascular, uma vez que relaxam os vasos sanguíneos e, por isso, reduzem o risco de ataques cardiacos e derrames.

2. Chá de menta

Com um sabor inconfundível, o chá de menta é das bebidas que mais ajuda no processo digestivo. Sendo ainda a menta um antiespasmódico, o chá desta planta ajuda também no relaxamento dos músculos, no combate da fadiga e no alívio das caimbras.

3. Leite com matéria gorda reduzida

A escolha do tipo de leite nem sempre é fácil. Se o leite gordo pode ser prejudicial devido à quantidade de gordura que possui, o leite magro é de evitar pelo fraco valor nutricional que tem.

Assim sendo, a melhor opção recai no leite meio gordo ou nas variantes que possuem uma redução da matéria gorda. Ambos são ótimos aliados no combate às caries e no reforço ósseo, prevenindo o aparecimento de osteoporose, e tudo porque têm o cálcio e a vitamina D como protagonistas da sua composição.

Como o leite contém os três macronutrientes essenciais (hidratos de carbono, proteína e gordura), a sensação de saciedade e bem-estar depois do consumo é maior. E tal deve-se ao fato desta bebida conseguir, também, estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

4. Bebida de soja

Na presença de uma intolerância ou reação alérgica à lactose, a bebida de soja é uma opção a ter em conta, uma vez que os seus valores nutricionais assemelham-se aos do leite de origem animal, mas com menores valores de matéria gorda.

Entre os principais benefícios desta bebida estão a redução do risco de ataque cardíaco e redução dos níveis de colesterol mau (HDL). A bebida, diz o site, é rica em cálcio e vitamina A e D.

5. Chocolate quente

Para os mais gulosos, o chocolate quente é sempre uma opção. Apesar da versão com maior porcentagem de cacau ser a melhor, o chocolate em si consegue fazer milagres: melhora o humor e protege o coração.

O chocolate quente estimula mais intensamente a produção de serotonina, o hormônio que desencadeia a sensação de relaxamento e bem-estar. E se o chocolate escolhido tiver mais de 75% de cacau, os níveis de colesterol ficam mais equilibrados.

6. Suco de tomate

Adorado por uns, odiado por outros, o suco de tomate é outra das bebidas saudáveis que devem ser incluídas regularmente na alimentação. Trata-se de uma opção altamente protetora contra o câncer, uma vez que o tomate contém altos valores de lipoceno, um antioxidante que, diz a ciência, reduz o risco de câncer no estômago, no pâncreas, oral, da mama e cervical.

Este antioxidante faz ainda do tomate um escudo protetor dos pulmões.

7. Suco de arando

O arando é considerado um dos superalimento da moda e o consumo do sumo desta fruta tem sido associado à prevenção de problemas intestinais. De acordo com a Fitness Magazine, o arando contém uma propriedade antibacteriana que se torna eficaz contra infecções e problemas intestinais.

Contudo, e uma vez que se trata de uma fruta, o consumo desta medida deve ser moderado, sob a pena de se ingerir uma elevada dose de açúcar.

8. Suco de laranja

Comum na mesa do café da manhã, o suco de laranja atua contra a catarata e o câncer e é uma das formas mais eficazes de estimular o sistema imunológico logo de manhã.

Os níveis de vitamina C ajudam a prevenir, também, infecções e ajudam a manter os níveis de energia ao longo do dia, mas é importante ter em conta a quantidade de laranjas que se usa por suco, podendo ser necessário juntar alguma água.

Fonte de Pessquisa:http://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/

Facebook: www.facebook.com/adilsonluizlemes

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...