quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Três 'desejos alimentares' que podem indicar problemas de saúde

Quem nunca sentiu um desejo inexplicável de comer ‘fast food’ ou chocolate, por exemplo?

Praticamente todas as pessoas têm algum momento em que apresentam uma vontade enorme de comer determinado tipo de alimento.

Pode ser algo bastante inocente que se deve a questões hormonais ou apenas sentimentais, mas alguns desses ‘desejos alimentares’ também podem indicar problemas de saúde. A revista Prevention listou três que você não deve ignorar:

Água. Sede excessiva é um dos sintomas iniciais de diabetes. É uma sede muito pronunciada e sem razão aparente e geralmente surge também com muitas idas ao banheiro para urinar.

Sal. Um intenso desejo por comidas salgadas poderá apontar doença de Addison, uma insuficiência adrenal. Neste caso, as glândulas adrenais, que se localizam no topo dos rins, não produzem hormônios suficientes – como cortisol, que ajuda o nosso corpo a responder ao estresse ou aldosterona, que ajuda a manter a pressão arterial equilibrada. Sem tratamento, esta doença pode fazer com que as pressões arteriais atinjam níveis perigosamente baixos.

Gelo. Ter vontade de comer coisas sem valor nutricional como gelo, papel, barro ou sujeira pode indicar um problema chamado picamalácia ou pica. Apesar de estes ‘desejos’ não serem totalmente compreendidos pelos cientistas, estudos encontraram uma ligação com a falta de ferro. Um estudo recentemente publicado no Medical Hypotheses sugere que comer gelo aumenta a circulação do sangue, combatendo a letargia provocada pela falta de ferro.

Fonte de Pesquisa: http://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/

Facebook: www.facebook.com/adilsonluizlemes

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...