domingo, 25 de setembro de 2022

Os erros mais comuns quando compra e guarda o frango

 

É fácil de preparar, dá para várias combinações, mas não o deve deixar cru na geladeira durante mais de dois dias.


                                      Partes do frango congelado e acondicionado no freezer



Da mesma forma que o frango é uma proteína fácil de preparar e bastante versátil, pode ser também uma dor de cabeça no que diz respeito asa bactérias.

É importante que esteja cozido na perfeição, sem estar cru, ou que o transporte do supermercado até casa seja feito a uma temperatura adequada.

São vários os erros que se costumam fazer com esta carne. Conheça-os.

Não cozinhar o frango até que fique no ponto certo

Existem carnes onde não é um problema que fiquem mal passadas. Quando vai a um restaurante, nunca lhe perguntam o ponto que quer no frango. A razão é simples, uma vez que deve ser sempre bem cozido para evitar a criação de bactérias.

Deixar muito tempo o frango cru no frigorífico antes de o cozinhar

“No máximo só deve cozinhar frango cru que foi deixado no frio até dois dias”, explica Lisa Yakas da NSF International. “Se o deixar por mais tempo pode ficar impróprio para ser consumido. Já no congelador pode ser deixado até nove meses”, continua.

É importante guardar a carne no frigorífico, mas convém saber onde a deixar. Neste caso as consequências podem ser para os outros alimentos. “Isto é um problema já que o frango ou os líquidos do frango podem acidentalmente cair noutros alimentos e transferir bactérias.”

Guardá-lo num saco de plástico ou embrulhar com película aderente pode ser uma solução para evitar este tipo de acidentes.

Guardar grandes quantidades de frango juntas no congelador 

Congelar o frango cru é sempre a melhor opção para guardar o prolongar o tempo em que pode ser consumido. Ainda assim, existem melhores formas de o fazer.

“Congelar uma grande quantidade de frango junta torna-se um problema quando quer descongelar apenas uma pequena parte”, diz Christopher Arturo do The Institute of Culinary Education, dos Estados Unidos.

“Pequenos pedaços congelam também de forma mais rápida e são mais fáceis de descongelar”, continua.

Deixar frango cozido por muito tempo fora da geladeira

E não é só o frango cru que pode ser portador de bactérias. “Não deixe o frango cozido por muito tempo fora da geladiera. As temperaturas mais altas são o ambiente propício para o aparecimento de bactérias”, explica Caitlin Clark, do ‘Department of Food Science and Human Nutrition’, da Universidade de Colorado.

Trazer o frango à temperatura ambiente do supermercado para casa

Se a viagem entre o supermercado e a casa durar mais do que 30 minutos, é importante que o frango não seja deixado à temperatura ambiente durante a viagem. Trazer uma placa de gelo pode ser a solução.

“É um dos erros mais comuns que as pessoas fazem no regresso das compras. Colocá-lo a uma temperatura mais fria é o ideal para evitar o aparecimento de bactérias”, continua Caitlin Clark. Samonela e  E. coli costumam ser das mais frequentes.

          Fonte de Pesqisa: https://www.noticiasaominuto.com.br/

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...