sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dicas interessantes para o orçamento doméstico

Para que serve um orçamento de despesas? Em todo planejamento que eu tenho visto, sempre aparecem dificuldades na sua prática. Para prevenir estas dificuldades, aqui estão as 10 dicas para um bom orçamento doméstico:

1) Separar o orçamento por categorias que se ajustem a sua vida atual e a forma como está vivendo atualmente.

2) Fazer um orçamento baseado na sua renda atual.

3) As categorias e o controle diário das despesas vão mostrar a maneira real como você esta usando o dinheiro agora e assim, onde você pode fazer o corte de algumas despesas. Mas não logo de início, senão poderá deixá-lo desanimado.

4) Incluir despesas que não aparecem normalmente, como por exemplo, manutenção do carro, seguro da casa, imposto de renda.

5) Revisão periódica das categorias para averiguar se você precisa aumentar ou diminuir a verba destinada. Fazendo a revisão das despesas gastas, fazer novo planejamento sobre como cortar despesas em cada categoria.

6) Controlar as despesas pagas à vista. Esta categoria é o maior rombo na maioria dos orçamentos. O dinheiro desaparece rapidamente e caso você não anote tudo o que você gasta, você vera’ que o planejamento inicial poderá fracassar.

7) Fazer uma coluna para poupança. Assim você poderá reservar todo mês uma parte do seu ganho para uma poupança no futuro.

8) Fazer um planejamento realista. Orçamento, diferente de fazer apenas as anotações das despesas, significa um planejamento aonde você vai direcionar o seu dinheiro através de metas financeira (poupança para a entrada da casa própria, compra de um carro novo, pagamento de dividas, uma poupança para a aposentadoria, dinheiro para a faculdade dos filhos, viagens ao exterior, etc.) e que vai direcionar como você vai gastar o seu dinheiro. Sem este planejamento não sabemos como gastamos o dinheiro e muito menos, como fazer para guardar.

9) Através do relatório de despesas, identificamos gastos que não percebíamos quando ainda não se fazia o controle diário.

10) Para sucesso na prática do orçamento domestico é preciso ter bastante motivação pessoal e ter sempre uma atitude positiva!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Como evitar o cansaço e a fraqueza

Gif Hombre al telefono

O cansaço/fraqueza pode estar simplesmente relacionado ao ritmo alucinante do cotidiano das pessoas ou pode ser um sintoma sério de mau estado de saúde. As dores e o cansaço físico passam a ser freqüentes devido a uma rotina estressante. Além dessas causas, o cansaço crônico pode ser provocado por problemas psicológicos; enfermidades ou doenças recentes; má alimentação; excesso de esforço físico e mental; gravidez; amamentação. Nós nos expressamos por meio de nosso corpo, e é justamente nele que se soma todo o estresse físico e mental. O cansaço é a debilitação das suas forças, causando fraqueza em um ou mais músculos do corpo. O cansaço pode ser provocado por noites mal dormidas ou por cansaço físico e muscular.

O cansaço físico também tem uma ampla correlação com o esporte. O excesso de treinamento acaba acarretando cansaço e, conseqüentemente, a fadiga muscular. A pessoa pode evitar o cansaço mantendo uma rotina de treinamento, se alimentando bem e tendo uma vida saudável.

Estes são alguns sintomas do cansaço:

Depressão

Ansiedade

Fraqueza

Baixa no sistema imunológico, causando enfermidades (por exemplo: resfriado)

Estresse

Anemia

Falta de energia

Desmotivação e desconforto

Desconcentração

Dificuldade em tomar decisões

Dificuldade em concretizar as tarefas do dia-a-dia

As causas mais comuns de cansaço e fraqueza do corpo são:

Falta de sono

Dificuldades para dormir (Visite o centro de especial de insônia,se esse for o seu caso)

Uma rotina de vida estressante e problemas específicos (tais como o fim de um relacionamento, problemas em casa, problemas no trabalho, excesso de trabalho) acabam gerando uma enorme carga de ansiedade e preocupação que acarreta sintomas físicos de estresse (visite também nosso centro de saúde sobre o assunto)

Excesso de atividades físicas geram cansaço e fadiga muscular

O turno de seu trabalho

Má alimentação. A alimentação incorreta pode deixar o organismo com falta de importantes vitaminas, minerais e macronutrientes fundamentais para o processo de energia do corpo Gravidez. É muito comum, principalmente nos primeiros 3 meses de gravidez a gestante sentir-se bastante cansada. Porém, depois do 4º mês, esse cansaço tende a desaparecer

Algumas enfermidades que podem ser a causa do cansaço:

Síndrome da fadiga crônica

Anemia

Hipotireoidismo (sub-função da glândula tireóide)

Algumas desordens de ordem psicológica que podem causar cansaço:

Depressão

Bulimia nervosa

Anorexia nervosa

Alimentação:

Faça uma alimentação balanceada e procure distribuir bem as suas refeições ao longo dia

Se você estiver abaixo do peso procure ingerir mais calorias e aumentar as porções de suas refeições

Procure evitar a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir

Se você estiver acima do peso, tente controlá-lo praticando atividades físicas e fazendo uma dieta balanceada

Perda de Peso / Atividades Físicas:

Quando a pessoa está fora de forma ela fica propícia a sentir mais cansaço do que uma pessoa que está em forma. A melhor maneira de entrar em forma é praticar atividades físicas. Acrescente as atividades físicas aos poucos em sua rotina diária e depois aumente a duração e a intensidade dos exercícios lentamente. Procure começar com 10 minutos de atividades físicas por dia e mantenha uma regularidade. Andar (se quiser saber mais informações sobre essa atividade visite nosso centro desse esporte) é um excelente exercício para iniciantes e o ajudará muito a introduzir um esporte no seu dia-a-dia. Isso o ajudará a manter uma boa forma e, conseqüentemente, você ficará menos vulnerável ao cansaço. Estilo de vida:

Procure fazer algumas mudanças e adaptações no seu estilo de vida diário para tentar se livrar da carga de estresse. Com certeza isso o ajudará a ficar mais relaxado. Procure concretizar suas tarefas do dia e deixar um tempo livre para um pouco de lazer. Passar muito tempo deitado e levar uma vida sedentária não o ajudará livrar-se do cansaço.

Aprender a relaxar melhorará bastante o seu sono e o ajudará a se livrar de sintomas de estresse, como frustração, irritabilidade e cansaço. Procure descobrir quais são as causas do seu cansaço, como por exemplo, problemas de família ou no trabalho, e procure lidar com essas questões. Isso o ajudará a relaxar, livrando-o de uma carga de estresse desnecessária, e conseqüentemente, melhorará o seu sono e fará você se sentir mais disposto no dia seguinte.

Substâncias que podem ajudar:

Vitaminas e Minerais :Se você se sente fraco e cansado, pode ser que isso esteja ocorrendo por falta de vitaminas e minerais. Muitas vitaminas e minerais são considerados nutrientes "essenciais". Porém, muitas vezes esses nutrientes não são produzidos pelo nosso corpo e precisam ser adquiridos pela alimentação ou por suplementação. Para obter todos os nutrientes essenciais para seu organismo é preciso ter uma dieta diversificada que inclua frutas, legumes, verduras, cereais, carnes, etc. Como hoje em dia é muito difícil uma pessoa conseguir ter uma boa alimentação todos os dias, ela acaba ficando com sérias deficiências no organismo e isso acarreta diretamente a falta de energia. Por isso, muitas pessoas recorrem a suplementos multivitamínicos para assegurar que o organismo esteja sendo suprido com as necessidades diárias desses elementos tão importantes.

Fonte: Google

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...