terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Como encarar o medo?

*Vou abordar em um tema bastante atual, e que sempre será um tema que aflige muitas pessoas de todas as nacionalidades e regiões do mundo que é o medo.

Você amigo blogueiro que esta lendo este artigo, tem medo de que?

O que faz lhe aquietar o coração e a sua vontade de seguir em frente?

O que você pode fazer para amenizar uma situação de perigo eminente?

Apesar de nós estarmos diariamente sendo bombardeados por informações que muitas vezes não nos parece interessante, você vai sempre se deparar com alguma situação extrema, e que muitas vezes pode lhe deixar confuso, irrequieto, raivoso, triste, depressivo, angustiado, e é exatamente isso que causa uma solidão e depressão profunda, pois muitas pessoas tem medo de sair de casa, de ir ao banheiro, de ir no jardim e sentir o cheiro das plantas ou flores, de andar de elevador, de dirigir o seu carro.

O medo pode desencadear fatores de risco mais sérios como taquicardia, nervosismo extremo, a pessoa fica perdida e sem rumo, pois pode ficar vagando de um lugar para outro.

Veja na sua Bíblia algumas referencias desse dilema que aflige muitas pessoas, mas que apesar de tudo podemos enfrenta-lo diretamente e trabalharmos melhor a nossa maneira correta de encarar a vida de frente.

Jó31:23 Porque tive medo do castigo de Deus, contra cuja majestade eu não poderia.

32:6 Respondeu Eliú, filho de Baraquel, o buzita, e disse: Eu sou jovem, e vós, anciãos; portanto, tive medo, e temi declarar-vos minha opinião.

41:33 Não há sobre a terra quem se pareça com ele; pois foi feito isento de medo.

Salmos31:13 Porque ouço o murmurar de muitos; o medo me assalta por todas as partes, enquanto conspiram contra mim e planejam tirar-me a vida.

36:1 Diz a transgressão ao coração do ímpio: Não há porque ter medo de Deus nem diante de Seus olhos.

56:3 No dia em que tenho medo, eu em Ti confio.

119:39 Aparta de mim o opróbrio de que tenho medo, pois Teus juízos são bons.

Provérbios31:21 Não tem medo da neve pela sua família, pois toda ela está vestida de trajes forrados.

Isaías8:12 Não chameis conspiração todas as coisas que este povo chama conspiração; nem temais o que eles temem, nem tenhais medo.

8:13 Ao SENHOR dos Exércitos, a Ele santificai; seja Ele o vosso temor, e seja Ele o vosso medo.

13:17 Eis que Eu desperto contra eles os medos, que não fazem caso de prata, nem cobiçam o ouro.

21:1 Profecia sobre o deserto do mar. Como o tufão do Neguebe vem do deserto, assim ele virá de uma terra de terror.

57:11 De quem tiveste medo e temor, para que te faltasse fé e não te recordasses de Mim, nem te veio ao pensamento? Não é porque guardou o silêncio desde os tempos antigos, pelo que nunca Me temes?

Jeremias1:8 Não tenhas medo deles, porque estou contigo para livrar-te, diz o SENHOR.

10:5 São como espantalhos num pepinal, e não falam; necessitam ser levados, porque não podem andar. Não tenhais medo deles, porque nem para fazer o mal nem para fazer o bem têm poder.

37:11 Aconteceu que quando o exército dos caldeus se retirou de Jerusalém por medo do exército do Faraó,

42:11 Não temais o rei da Babilônia, do qual tendes medo; não o temais, diz o SENHOR, porque Eu estou convosco para vos salvar e vos livrar de sua mão;

42:16 sucederá que a espada que temeis vos alcançará ali na terra do Egito, e a fome de que tendes medo, ali no Egito vos perseguirá; e ali morrereis.

* Opinião de: Adilson Luiz Lemes. - Em especial para o blog: adilsonluizlocutor.blogspot.com e site: www.clubedosebooks.com

Envie a sua dúvida ou comentário pelo E-Mail: adilsonl.lemes@gmail.com

Esta matéria continuara em uma próxima etapa, pois o assunto é vasto, com grandes informações para nossos amigos blogueiros.

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...