sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Vacina de dengue do Butantan recebe 1ª aprovação para última fase de teste

O início da última fase de pesquisa clínica da vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan está mais próximo.

Nesta Quinta-Feira (6/8), a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou o início da fase 3 de estudo clínico da vacina nacional. Para o início desta próxima fase, ainda faltam as aprovações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

A fase 3 é a última antes de o produto ser submetido à avaliação das agências regulatórias. Trata-se da vacina brasileira contra dengue em fase mais avançada de desenvolvimento, mas há outras iniciativas em andamento no mundo

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o pedido do Instituto Butantan foi aprovado por unanimidade e foi a primeira vez que a comissão aprovou um organismo geneticamente modificado (OGM) para uso humano.

O desenvolvimento desta vacina é resultado de uma parceria entre o Instituto Butantan e os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH). A vacina é feita com os próprios vírus da dengue, que foram modificados para que a pessoa desenvolva anticorpos contra os quatro sorotipos da dengue sem desenvolver os sintomas relacionados a eles. Os testes têm mostrado que bastará uma dose para que a vacina seja eficaz.

Os testes clínicos vêm sendo realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e Hospital das Clínicas da Facultade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP-USP).

Em nota, a assessoria de imprensa do Instituto Butantan afirmou que a terceira e última fase do estudo prevê a vacinação de 17 mil voluntários no período de um ano. As vacinações devem ser feitas em 15 centros em todo o país em pessoas de 2 a 59 anos. Durante a fase 2 do estudo, 300 pessoas foram vacinadas.

Existem outras iniciativas de desenvolvimento de vacina contra dengue no mundo. A que está em fase mais avançada é a da farmacêutica Sanofi Pasteur. O laboratório já concluiu a fase 3 de pesquisa clínica e submeteu o produto à avaliação da Anvisa em março.

Já a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está envolvida em dois projetos de desenvolvimento de vacina. A farmacêutica japonesa Takeda também está na corrida pelo desenvolvimento de uma vacina contra dengue.

Fonte de Pesquisa: http://www.midianews.com.br/

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Cinco dicas para prevenir a perda de memória

O Alzheimer é o tipo de demência mais comum e é causado pela deterioração e atrofia progressiva do cérebro. Tal efeito acontece devido a dois danos neurológicos, depósito de placas de proteína beta-amiloide e emaranhados de proteína tau no cérebro, como explica a revista Veja.

Embora a doença não tenha cura e nem todos os medicamentos se mostrem, para já, eficazes, são vários os hábitos diários que devem ser tidos em conta e que ajudam a prevenir ou a retardar o aparecimento do Alzheimer e a perda de memória.

Depois de ter analisado vários estudos científicos sobre a temática, a jornalista Jean Carper escreveu o livro ‘100 Dicas Simples para Prevenir o Alzheimer e a Perda da Memória’. Além de manter um peso saudável, controlar a pressão sanguínea, praticar exercício físico e dormir bem, são vários os truques que previnem esta doença cognitiva.

1. Seguir uma dieta mediterrânea – os legumes, verduras, azeite, frutos secos, peixe e vinho tinto (com moderação) são ótimos aliados da memória, uma vez que impedem que os pequenos aglomerados iniciais de beta-amiloide se agarrem às sinapses das células nervosas.

2. Beber café – além de estimular e despertar o cérebro, o café é ainda capaz de combater as toxinas do Alzheimer no cérebro.

3. Evitar o stress – manter a calma e o pensamento positivo são formas de reduzir o estresse, uma das causas dos problemas de memória.

4. Estimular o cérebro – seja com a leitura, com charadas ou simplesmente com jogos de jornais, é importante dar uso ao cérebro todos os dias.

5. Dar um sentido à vida – ter um objetivo ou um propósito na vida ajuda a reduzir o risco de Alzheimer em 2,5 vezes, conta a revista Veja.

Fonte de Pesquisa: http://www.noticiasaominuto.com.br/nacional/

domingo, 2 de agosto de 2015

Empresário fica tetraplégico após cair de brinquedo em Parque de Diversão

O empresário, Carlos Alberto Magon, de 49 anos, ficou tetraplégico após cair de um brinquedo em um parque aquático em Olímpia, no Estado de São Paulo. A vítima está internada no Hospital Augusta, em São José do Rio Preto, informa o G1.

Segundo informações do boletim de ocorrência, o homem estava no parque Thermas dos Laranjais quando foi brincar em uma atração chamada "bolha gigante", uma estrutura inflável com quatro metros de altura e cercada por uma piscina com um metro de profundidade, que deve ser "escalada" pelos banhistas com auxílio de uma corda. Informações dão conta que o empresário escorregou durante a subida e bateu a cabeça no fundo da piscina.

A Polícia Civil espera o empresário ter alta para instaurar um inquérito e apurar o caso, que aconteceu dia 21 de Julho.

A direção do parque aquático Thermas dos Laranjais diz que prestou toda assistência à vítima.

Fonte de Pesquisa: http://www.noticiasaominuto.com.br/nacional/

Compulsão alimentar: como identificar?

  Dr. Sérgio Pistarino, especialista no tratamento da compulsão alimentar, identifica algumas características da doença. C omer compulsivame...